terça-feira, 24 de março de 2009

O protesto, 40 anos depois... (Mudanças desde então?)



Iria publicar este texto amanhã... Mas mudei de idéia... e já passa de meia-noite no meu relógio de qualquer maneira... Então, vamos ao que viemos, ok?!

Em 25 de março de 1969 - 40 anos atrás, portanto - iniciou-se o primeiro Bed-In for Peace: protesto pela paz mundial feito pelos recém-casados John Lennon e Yoko Ono, em Amsterdã (Países Baixos). Eles estavam oficialmente casados há cinco dias (a união aconteceu em Gibraltar) e, conscientes do barulho que a notícia iria causar na mídia/imprensa, resolveram usar o espaço para se manifestar contra a guerra e suas brutais consequências. A guerra do Vietnã já contecia há cerca de dez anos nesta época e estava há alguns outros anos de seu final.

Enfim... John e Yoko ficaram uma semana na cama, em seu quarto no Hotel Hilton versão holandesa, onde recebiam equipes de reportagem diariamente e enfatizavam suas intenções de paz.

"...Em nossa opinião, a paz só será alcançada por métodos pacíficos...", disse Lennon em uma posterior entrevista.

A segunda versão do Bed-In for Peace aconteceu entre o final de maio e o começo de junho daquele mesmo 1969 em Montreal (Canadá). A primeira opção de cenário para as manifestações eram os Estados Unidos... Mas não rolou... por causa de uma recente acusação a Lennon por porte de drogas, lá.

E foi em pleno clima de protestos na cama, em Montreal, que foi gravada 'Give Peace a Chance'. Mesma época do lançamento do single (dos ainda Fab Four): 'The Ballad of John & Yoko', escrita por John e gravada por ele e Paul McCartney, onde é citado o primeiro Bed-In, entre outros acontecimentos marcantes da biografia do casal.



Não houve grandes - e nem imediatos - retornos dos chefes de estado com quem John & Yoko tentaram entrar em contato (os dois, inclusive, enviaram sementes a estes países, que esperavam que fossem plantadas como símbolo de paz). Mas Pierre Trudeau, o então primeiro-ministro canadense, convidou-os para uma visita - em dezembro daquele ano. John disse, na saída da reunião, que "se todos os políticos fossem como Pierre Trudeau, a paz mundial existiria".

*

Onze anos depois, quando Lennon/Ono já viviam em Nova York e haviam acabado de assinar um contrato e lançar um disco, o 'Double Fantasy', John Lennon deu um autógrafo para um - assim chamado - fã, e foi baleado e assassinado pelo mesmo horas depois, enquanto ele e Yoko caminhavam em direção ao seu apartamento no edifício Dakota.



Said something about peace?
...................................................................

Bem, o protesto de Amsterdã será celebrado e revivido por muitas pessoas, no mundo (como já acontece há muito tempo). Mas, para as comemorações dos 40 anos, o hotel Hilton local abriu a exposição: 'From Holland with Peace'. Além de imagens feitas por diferentes fotógrafos em 1969, estão lá dois desenhos criados por Lennon durante os dias de cama pela paz. E fotos com este mesmo tema, que mostram um pouco da história do país nos últimos 40 anos; entre outras atrações. A exposição está instalada no mesmo quarto do Bed-In for Peace. Começou em 21 de março e vai até o próximo dia 29... para quem estiver na cidade!


-Um cidadão holandês, Marcel Gootjes, vai prestar suas homenagens na cidade de Rotterdã, no Euromast Tower - onde ele deve permanecer por 3 dias, a partir de 29/03, quando espera arrecadar dinheiro para a rede de ong's War Child. Gootjes também vai tentar estabelecer um recorde e, para isso, pediu às emissoras de rádio do mundo que - neste dia 25 - coloquem no ar a música 'Give Peace a Chance', às 14:15 do horário holandês. Será que ainda dá tempo??



Mais informações:


www.fromhollandwithpeace.com
www.imaginepeace.com

*Manuscrito, por Lennon, de 'Give Peace a Chance'.

M

Um comentário:

  1. Muito interessante!
    Eu já havia ouvido falar do "bed in for peace", mas não imaginava que ainda estava tão vivo!

    ResponderExcluir