terça-feira, 17 de março de 2009

Dia de St. Patrick ("The whole world is Irish on St. Patrick's Day")


Hoje é dia de St. Patrick e, por conta disso, várias festas e baladas acontecem também aqui no Brasil. Mas, desinformada, fiquei bem curiosa sobre a história dele e fui pesquisar. E não ia deixar de contar pra você, bloguitcho!!

St. Patrick é Santo Padroeiro da Irlanda e o dia dele é considerado o mais importante feriado lá em Éire.

Existem muitas dúvidas e poucos registros relacionados à vida de Saint Patrick. De qualquer forma, depois da pesquisa, reuni neste texto algumas das informações que são (de maneira geral) aceitas como verdadeiras por boa parte dos estudiosos.

O "gringo" supostamente batizado Maewyn Succat, foi levado para a Irlanda como escravo aos 16 anos de idade. Ele nasceu no século V e foi criado naquela que é conhecida hoje como Carlisle, então Bannavem Taburniae (Inglaterra). Depois de 6 anos de trabalhos forçados, o futuro Santo Padroeiro da Irlanda fugiu em um barco que seguiria rumo a seu país, e reencontrou sua família.

St. Patrick começou a desenvolver a fé durante os anos de escravidão e, depois de voltar pra casa, decidiu tornar-se padre. Passou, então, a bispo. 'Confessio' e 'Epistola' são duas cartas creditadas como originais - e escritas, em latim, pelo próprio.

Na primeira, ele conta de sua visão que mostrava que ele deveria voltar à Irlanda como missionário, o que aconteceu anos depois de sua fuga. St. Patrick foi pregar o cristianismo e combater o paganismo daquele país.


Considera-se o dia 17 de março como o dia da morte de St. Patrick. Seu ano de nascimento é estimado entre 385 a 390 e o de sua morte, entre 460 e 461.

Um dos principais reconhecimentos ao Santo (que, supostamente, não foi canonizado por um Papa - porque naquele tempo as canonizações eram regionais) foi o ato heróico de voltar a um país estrangeiro onde ele viveu 6 anos de sofrimento, para cumprir o que ele acreditava ser sua missão divina.


As comemorações que celebram St. Patrick acontecem desde bem antes do século XVII. O dia 17 de março, no entanto, passou a fazer parte do calendário religioso nesta época e se tornou feriado público em 1903. É quando a Irlanda inteira sai para as ruas para se divertir, com comes, bebes, música, teatro e muito mais...

E a festança rola também em outros países. Canadá, Estados Unidos e Reino Unido entre os principais...

M

Um comentário:

  1. Hahaha...esse é meu velho conhecido..rsrs

    Como trabalho numa escola de idiomas, na semana de Saint Patrick, distribuimos beijinhos verdes aos alunos e quem não estiver usando a tal cor, leva um beliscão, de mentirinha, claro...

    Parece que o trevo de três folhas representa o santo, pois simboliza a santíssima trindade: pai, filho e espírito santo....e como o trevo é verde...tudo se "esverdeia" nesse dia! Fun!

    Gostei de saber ainda mais sobre o santo que hoje em dia é mundialmente popular!

    ResponderExcluir