terça-feira, 10 de março de 2009

Na estrada com uma banda de rock: Blizzard of Ozz (Rudy Sarzo)

Biografia é um dos gêneros de literatura que mais me interessam. De qualquer pessoa que tenha algo para contar. Mas, ao contrário da inspiração básica para o post anterior, eu gosto muuuito de música, e estou sempre à procura de biografias de quem a faz, ou fez.


O livro da vez é o 'Off the Rails - Aboard the Crazy Train in the Blizzard of Ozz' (ainda não lançado no Brasil), do baixista Rudy Sarzo. No final dos anos 70, ele e Randy Rhoads -guitarra- tocavam na banda Quiet Riot. O grupo tinha um público pequeno e cativo, em todas as suas apresentações nos bares e clubes de Los Angeles. Parecia ter tudo para ser o próximo grande sucesso de mercado, mas tomou um caldo da New Wave - que estava chegando e recebeu toda a atenção das gravadoras na época.

Enquanto isso, o britânico Ozzy Osbourne encerrava seus quase 10 anos como vocalista do Black Sabbath. A agora ex-banda dele já havia, neste ponto, registrado seu nome na história como uma das precursoras do que foi chamado de heavy metal. Ozzy iniciou seu trabalho solo e, de cara, convidou Rhoads para cuidar das *seis cordas (*por falta de um sinônimo mais original) e colaborar nas composições.


Sarzo, o autor do livro, foi escalado às vésperas do lançamento do segundo disco da Blizzard of Ozz, em 1981, com uma longa turnê pela frente.

E é basicamente sobre esta turnê que trata o livro. Com a facilidade de ainda ter os diários da época, o baixista conta muito sobre o cotidiano da excursão - com Tommy Aldridge na bateria e cheia de 'causos', que durou um ano e meio e terminou com uma nota trágica: a morte de Randy Rhoads e mais duas pessoas da equipe, em um acidente aéreo, a seis meses do final das apresentações. Os outros ocupantes do avião eram Rachel Youngblood e o motorista/piloto Andy Aycock.

Segundo o autor (amigo, e não só colega de banda de RR), a principal decisão para montar este documento é a vontade de esclarecer as desinformações a respeito da vida, da morte e do talento de Rhoads.

De quebra, um belo registro de Ozzy em sua juventude e - olhando em retrospectiva - começo de carreira. Um pedaço de história, para quem gosta ou se interessa por rock (n'roll).

M

Um comentário:

  1. Uma ótima dica!
    Biografias e autobiografias são mesmo muito interessantes...dá pra interpretar a história a partir de diversos ângulos...mesmo após a leitura, sempre continuo pensando naquilo e me vem uma nova interpretação! :)

    ResponderExcluir